# Webhooks no SNEP7

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# Webhooks e seus campos de notificação

# Ligação de Entrada na Fila [enterqueue]

Este webhook é disparado quando uma ligação entra em alguma fila de atendimento.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • callid: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • userfield: este é uma cópia do callid
  • queue: nome da fila que a chamada entrou
  • from: número que originou a chamada
  • calldate: data e horário que a chamada entrou na fila
  • exten: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.

# Ligação tocando em algum ramal ou agente na Fila [ringnoanswer]

Este webhook é disparado quando uma ligação toca em um ramal ou agentes em uma fila de atendimento.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • callid: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • userfield: este é uma cópia do callid
  • queue: nome da fila que a chamada entrou
  • from: número que originou a chamada
  • calldate: data e horário que a chamada entrou na fila
  • exten: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.

# Ligação Atendida na Fila [queueanswer]

Este webhook é disparado quando uma ligação é atendida por um ramal ou agente em alguma fila de atendimento.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • callid: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • userfield: este é uma cópia do callid
  • queue: nome da fila que a chamada entrou
  • from: número que originou a chamada
  • calldate: data e horário que a chamada entrou na fila
  • answerdate: data e horário que a ligação foi atendida na fila
  • exten: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.

# Ligação Abandonada ou Timeout na Fila [queueabandon]

Este webhook é disparado quando uma ligação é abandona pelo cliente enquanto esperava atendimento em uma fila ou quando o tempo de espera limite foi atingido.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • event: este campo determina se a ligação foi abandonada ou se o tempo limite de espera foi atingido. Caso esteja definido como queueabandon significa um Abandono, caso esteja definido como queuetimeout é porque o tempo limite de espera foi atingido.
  • callid: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • userfield: este é uma cópia do callid
  • queue: nome da fila que a chamada entrou
  • from: número que originou a chamada
  • calldate: data e horário que a chamada entrou na fila
  • answerdate: data e horário que a ligação foi atendida na fila
  • exten: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.
  • hangupdate: define a data e horário que a ligação foi finalizada
  • duration: indica quanto tempo a ligação durou, em segundos.

# Ligação Finalizada na Fila [agentcomplete]

Este webhook é disparado quando uma ligação é finalizada após ter sido atendida em uma fila.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • event: este campo determina se a ligação foi abandonada ou se o tempo limite de espera foi atingido. Caso esteja definido como queueabandon significa um Abandono, caso esteja definido como queuetimeout é porque o tempo limite de espera foi atingido.
  • callid: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • userfield: este é uma cópia do callid
  • queue: nome da fila que a chamada entrou
  • from: número que originou a chamada
  • calldate: data e horário que a chamada entrou na fila
  • answerdate: data e horário que a ligação foi atendida na fila
  • exten: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.
  • hangupdate: define a data e horário que a ligação foi finalizada
  • duration: indica quanto tempo a ligação durou, em segundos.
  • hangupreason: indica quem desligou a chamada ou seu motivo de finalização. Pode ser: agent quando o agente desliga antes do cliente, caller quando o cliente desliga antes do agente, transfer quando ela é transferida para outro destino.

# Notificação de Chamada [callnotification]

Este webhook é disparado em conjunto com a ação de Regra de Negócios User Interaction. Toda ligação que passar por esta ação nas Rotas de ligações emitirá este evento.

Ele ainda pode ser filtrado via tag definida na ação do User Interaction e na definição do webhook na interface configuração dos webhooks. Desta forma a notificação só será emitida caso a tag definida na configuração do webhook seja a mesma emitida na ação do User Interaction.

Veja mais detalhes de como usar o User Interaction aqui.

Os campos que ele envia na notificação (seja no método GET ou no método POST) são:

  • tag: este campo é utilizado para filtrar os eventos de Notificação que este webhook irá notificar. Somente os eventos com esta tag definida serão notificados.
  • uniqueid: este é um campo único com um ID interno da chamada
  • userfield: este é o ID extermo e oficial da chamada
  • from: número que originou a chamada
  • fromname: nome do originador da chamada
  • to: número discado pelo chamador e que direcionou a ligação para a fila. Pode ser um DDR, um número interno, um alias, qualquer número que tenha uma regra que direcione a chamada para a fila.
  • userinput: dados digitados pelo usuário durante a chamada